CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 10/08/2011

Denunciado, mas não superado


No mês em que a Lei Maria da Penha completa 5 anos, pesquisas brasileiras mostram que o ambiente doméstico, apesar dos avanços recentes, permanece um espaço onde a violência contra a mulher é um grave fenômeno cultural que se apresenta sob diversas formas. Pesquisadoras apontam obstáculos sociais na superação do problema.
   
Argentina  
Publicada em: 10/08/2011

Crônicas marcianas


O julgamento pelo assassinato de Natalia "la Pepa" Gaitán evidenciou como operam os significados sobre mulher, gênero e sexualidade na hora de se fazer justiça, assim como a necessidade de tipificar a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 10/08/2011

Trabalho sexual e direito trabalhista


A legislação e reformas constitucionais para erradicar o tráfico de pessoas e a exploração sexual comercial no México têm fomentado a criminalização do trabalho sexual e o abuso policial contra aqueles que o exercem, afirmam pessoas ligadas a organizações reunidas no XIV Encontro Nacional de Trabalhadoras e Trabalhadores Sexuais. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 03/08/2011

Sexualidade, Saúde e Sociedade


O 8º número de nossa revista traz um conjunto de artigos bastante representativos de algumas das principais linhas de pesquisa sobre sexualidade no cenário contemporâneo latino-americano, como a que gira em torno do processo de construção e difusão do ideário dos direitos sexuais e reprodutivos.
   
América Latina  
Publicada em: 03/08/2011

Sexualidade e Política na América Latina


O Observatório de Sexualidade e Política (SPW) está lançando o e-book Sexualidade e Política na América Latina: histórias, interseções e paradoxos, reunindo os textos panorâmicos e trabalhos apresentados durante o Diálogo Latino-americano sobre Sexualidade e Geopolítica, realizado no Rio de Janeiro, entre 24 e 26 de agosto de 2009.
   
Colômbia  
Publicada em: 03/08/2011

Em compasso de espera


A Corte Constitucional colombiana devolveu ao Congresso da República a decisão final acerca do matrimônio igualitário. Os legisladores têm dois anos para determinar a forma jurídica do reconhecimento da diversidade familiar. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 03/08/2011

Exploração sexual e prostituição


O Grupo de Estudos sobre Sexualidade (GES) organiza encontro para discutir as implicações do decreto 936/11, que proíbe anúncios de oferta de serviços sexuais na Argentina, e pensar outras maneiras de intervenção contra a exploração sexual. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 27/07/2011

Raça, Classe e Contracepção


Na década de 1970, feministas e defensores da saúde sexual e reprodutiva criticaram o caráter eugenista das políticas de planejamento familiar na América Latina e o viés classista racializado dos programas implementados. Franklin Gil Hernández fala sobre a vigência desta crítica na atualidade colombiana. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 13/07/2011

O CLAM na VIII Conferência da IASSCS


O CLAM participou, em Madri, da VIII Conferência da Associação Internacional para o Estudo da Sexualidade, Cultura e Sociedade (IASSCS, na sigla em inglês), evento realizado entre os dias 6 e 9 de julho que abordou as múltiplas formas que equidade e inequidade se articulam através da sexualidade.
   
Brasil  
Publicada em: 29/06/2011

Homossexualidade: uma categoria criada


Na semana em que a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo reuniu 4 milhões de pessoas, há pouco mais de um mês da decisão do STF de reconhecer as uniões estáveis homossexuais, ouvimos especialistas para discutir a noção de que a heterossexualidade seja natural e de que as práti­cas que não se encaixam nesse modelo sejam “desvios”.
   
Página 41 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599