CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Argentina  
Publicada em: 29/06/2011

Homofobia em números


Córdoba registra níveis maiores de violência contra pessoas LGBT do que Bogotá, Buenos Aires e Santiago, destacam Tomás Iosa e Hugo Rabbia, da equipe da Universidade Nacional de Córdoba que realizou, com o apoio do CLAM, a Pesquisa da Marcha do Orgulho e da Diversidade dessa cidade. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 29/06/2011

União civil ou matrimônio?


O Congresso chileno discute três projetos sobre direitos de casais de fato, incluindo hetero e homossexuais. Considerando que tais projetos tratam apenas de aspectos patrimoniais, defensores dos direitos LGBT exigem igualdade de direitos. O matrimônio igualitário argentino ecoa no debate público. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 29/06/2011

Educação integral em sexualidade


Três anos depois da Declaração “Prevenir com Educação”, assinada por ministros da Saúde e da Educação de 31 países da América Latina e do Caribe, apenas se avançou em um terço dos compromissos adquiridos, explicou em entrevista o médico José Aguilar Gil, coordenador nacional da DEMYSEX, Red Democracia y Sexualidad de México. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 20/06/2011

Consultoria: levantamento e análise de medidas e ações protetivas à população LGBT


O Ministério da Justiça recebe até 01/08 propostas para consultoria destinada ao levantamento e análise dos acórdãos dos Tribunais Superiores brasileiros, instrumentos normativos e propostas legislativas em trâmite no Congresso voltados à proteção dos direitos da população LGBT.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 15/06/2011

Sem avanços, mas sem retrocessos


O antropólogo e ex-deputado português Miguel Vale de Almeida fala sobre a nova Pós-graduação em Estudos LGBT, do ISCTE, e das possíveis implicações do resultado das eleições de 5 de junho sobre o panorama de avanços dos direitos sexuais e reprodutivos alcançados em Portugal nos últimos anos.
   
Brasil  
Publicada em: 15/06/2011

Não vamos perder o que foi conquistado


Diante do quadro legislativo de conservadorismo e ameaça aos direitos já conquistados, grupo de pesquisadores, acadêmicos e ativistas emitiu petição com o intuito de repudiar ações contrárias às prerrogativas sexuais e reprodutivas no Brasil, como a CPI do aborto.
   
Brasil  
Publicada em: 08/06/2011

Gênero nos espaços públicos e privados


A pesquisa “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos e privados” (Fundação Perseu Abramo/SESC), apresentada no CLAM no dia 01 de junho, mostra como as assimetrias de gênero persistem na política e no mercado de trabalho, e expõe os tipos de violências a que as mulheres são vítimas no ambiente doméstico e nas instituições de saúde.
   
Colômbia  
Publicada em: 08/06/2011

Laicidade e convicções religiosas


Universidades e organizações sociais discutem a vigência do Estado Laico na Colômbia, princípio sempre posto em questão nos debates políticos atravessados por uma perspectiva religiosa. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 02/06/2011

“Direitos civis não são moeda de troca”


As Católicas pelo Direito de Decidir protestam em carta à presidente Dilma Rousseff contra o cancelamento da distribuição do kit anti-homofobia nas escolas brasileiras. Texto critica uso de direitos civis como moeda de troca. Leia a carta e assine PETIÇÃO em defesa do material educativo. Assista também aos vídeos elaborados pelo MEC e dê sua opinião.
   
Brasil  
Publicada em: 25/05/2011

Pesquisa mapeia sexologia no Brasil


Já estão disponíveis online os resultados da pesquisa “Sexualidade, Ciência e Profissão no Brasil”. Os dados foram divulgados no último dia 13, em mesa redonda realizada na UERJ, coordenada pelo antropólogo Sergio Carrara e que reuniu as pesquisadoras Jane Russo (IMS/UERJ) e Fabíola Rohden (UFRGS), coordenadoras da pesquisa no Brasil.
   
Página 42 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599