CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Colômbia  
Publicada em: 27/07/2011

Raça, Classe e Contracepção


Na década de 1970, feministas e defensores da saúde sexual e reprodutiva criticaram o caráter eugenista das políticas de planejamento familiar na América Latina e o viés classista racializado dos programas implementados. Franklin Gil Hernández fala sobre a vigência desta crítica na atualidade colombiana. (Texto em espanhol)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 13/07/2011

O CLAM na VIII Conferência da IASSCS


O CLAM participou, em Madri, da VIII Conferência da Associação Internacional para o Estudo da Sexualidade, Cultura e Sociedade (IASSCS, na sigla em inglês), evento realizado entre os dias 6 e 9 de julho que abordou as múltiplas formas que equidade e inequidade se articulam através da sexualidade.
   
Brasil  
Publicada em: 29/06/2011

Homossexualidade: uma categoria criada


Na semana em que a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo reuniu 4 milhões de pessoas, há pouco mais de um mês da decisão do STF de reconhecer as uniões estáveis homossexuais, ouvimos especialistas para discutir a noção de que a heterossexualidade seja natural e de que as práti­cas que não se encaixam nesse modelo sejam “desvios”.
   
Argentina  
Publicada em: 29/06/2011

Homofobia em números


Córdoba registra níveis maiores de violência contra pessoas LGBT do que Bogotá, Buenos Aires e Santiago, destacam Tomás Iosa e Hugo Rabbia, da equipe da Universidade Nacional de Córdoba que realizou, com o apoio do CLAM, a Pesquisa da Marcha do Orgulho e da Diversidade dessa cidade. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 29/06/2011

União civil ou matrimônio?


O Congresso chileno discute três projetos sobre direitos de casais de fato, incluindo hetero e homossexuais. Considerando que tais projetos tratam apenas de aspectos patrimoniais, defensores dos direitos LGBT exigem igualdade de direitos. O matrimônio igualitário argentino ecoa no debate público. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 29/06/2011

Educação integral em sexualidade


Três anos depois da Declaração “Prevenir com Educação”, assinada por ministros da Saúde e da Educação de 31 países da América Latina e do Caribe, apenas se avançou em um terço dos compromissos adquiridos, explicou em entrevista o médico José Aguilar Gil, coordenador nacional da DEMYSEX, Red Democracia y Sexualidad de México. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 20/06/2011

Consultoria: levantamento e análise de medidas e ações protetivas à população LGBT


O Ministério da Justiça recebe até 01/08 propostas para consultoria destinada ao levantamento e análise dos acórdãos dos Tribunais Superiores brasileiros, instrumentos normativos e propostas legislativas em trâmite no Congresso voltados à proteção dos direitos da população LGBT.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 15/06/2011

Sem avanços, mas sem retrocessos


O antropólogo e ex-deputado português Miguel Vale de Almeida fala sobre a nova Pós-graduação em Estudos LGBT, do ISCTE, e das possíveis implicações do resultado das eleições de 5 de junho sobre o panorama de avanços dos direitos sexuais e reprodutivos alcançados em Portugal nos últimos anos.
   
Brasil  
Publicada em: 15/06/2011

Não vamos perder o que foi conquistado


Diante do quadro legislativo de conservadorismo e ameaça aos direitos já conquistados, grupo de pesquisadores, acadêmicos e ativistas emitiu petição com o intuito de repudiar ações contrárias às prerrogativas sexuais e reprodutivas no Brasil, como a CPI do aborto.
   
Brasil  
Publicada em: 08/06/2011

Gênero nos espaços públicos e privados


A pesquisa “Mulheres brasileiras e gênero nos espaços públicos e privados” (Fundação Perseu Abramo/SESC), apresentada no CLAM no dia 01 de junho, mostra como as assimetrias de gênero persistem na política e no mercado de trabalho, e expõe os tipos de violências a que as mulheres são vítimas no ambiente doméstico e nas instituições de saúde.
   
Página 43 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil