CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Colômbia  
Publicada em: 08/06/2011

Laicidade e convicções religiosas


Universidades e organizações sociais discutem a vigência do Estado Laico na Colômbia, princípio sempre posto em questão nos debates políticos atravessados por uma perspectiva religiosa. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 02/06/2011

“Direitos civis não são moeda de troca”


As Católicas pelo Direito de Decidir protestam em carta à presidente Dilma Rousseff contra o cancelamento da distribuição do kit anti-homofobia nas escolas brasileiras. Texto critica uso de direitos civis como moeda de troca. Leia a carta e assine PETIÇÃO em defesa do material educativo. Assista também aos vídeos elaborados pelo MEC e dê sua opinião.
   
Brasil  
Publicada em: 25/05/2011

Pesquisa mapeia sexologia no Brasil


Já estão disponíveis online os resultados da pesquisa “Sexualidade, Ciência e Profissão no Brasil”. Os dados foram divulgados no último dia 13, em mesa redonda realizada na UERJ, coordenada pelo antropólogo Sergio Carrara e que reuniu as pesquisadoras Jane Russo (IMS/UERJ) e Fabíola Rohden (UFRGS), coordenadoras da pesquisa no Brasil.
   
Argentina  
Publicada em: 25/05/2011

Justiça Reprodutiva


Seminário nacional, organizado pelo movimento Católicas pelo Direito de Decidir e pelo Instituto de Gênero, Direito e Desenvolvimento, analisou o acesso à justiça reprodutiva, diante do desafio da judicialização do aborto permitido, do abuso da objeção de consciêcia, e da manipulação de dados científicos como estratégia de grupos conservadores. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 25/05/2011

Recuo em nome do conservadorismo


A Rede Feminista de Saúde encaminhou carta à presidente Dilma Rousseff lamentando o recuo do governo federal brasileiro, que, pressionado por setores conservadores, desistiu de distribuir nas escolas de ensino médio o chamado kit anti-homofobia.
   
América Latina  
Publicada em: 18/05/2011

Curas que Matam


Organizações sociais da América Latina e do Caribe lançam a campanha "Curas que matam", para lutar contra as abordagens "reparativas" e "curativas" das orientações sexuais e identidades de gênero não heteronormativas. Entre e apoie a campanha.
   
Brasil  
Publicada em: 18/05/2011

Agora, o casamento


Depois do reconhecimento da união estável de casais homoafetivos como entidade familiar, parlamentares, operadores do Direito e militantes dos movimentos de afirmação da cidadania LGBT discutem, em seminário no Congresso Nacional, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do casamento civil entre homossexuais.
   
Colômbia  
Publicada em: 10/05/2011

UNAL LANÇA LIVROS SOBRE GÊNERO


A Escola de Estudos de Gênero da Universidade Nacional da Colômbia apresenta suas mais recentes publicações sobre usos, possibilidades e limites da categoria “gênero” nas ciências sociais, a divisão sexual do trabalho na era da globalização, e uma perspectiva de gênero sobre o trabalho e a ética do cuidado. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 10/05/2011

IDENTIDADE DE GÊNERO


Organizações LGBT argentinas formam Frente Nacional para promover uma lei de identidade de gênero. Despatologizar, desestigmatizar, descriminalizar e desjudicializar o reconhecimento legal das identidades trans são os eixos que a estruturam. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 10/05/2011

Nota pública contra Rafinha Bastos


A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) repudia, através de nota, as piadas do humorista Rafinha Bastos, da TV Bandeirantes, sobre estupro e aborto. Em entrevista à revista Rolling Stone, edição de maio, ele afirmou que toda mulher que reclama que foi estuprada é feia e que os homens que cometem o crime deveriam receber um abraço.

   
Página 45 de 111
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil