CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
México  
Publicada em: 17/02/2011

Censura a NotieSe?


Na sexta-feira, 11 de fevereiro, a página na internet da agência de notícias NotieSe foi violada. O ataque poderia estar relacionado à publicação de uma nota que criticava a demissão da jornalista Carmen Aristegui.(Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 17/02/2011

Duas décadas de políticas para a equidade


As políticas e propostas legislativas para a igualdade de homens e mulheres no Chile completaram 20 anos. Representantes da sociedade civil e do meio acadêmico se reuniram com ex-ministras do Serviço Nacional da Mulher para avaliar os ganhos e desafios da agenda para a equidade de gênero. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 17/02/2011

Aborto: um guia para jornalistas


A publicação “Aborto – Guia para profissionais de Comunicação” visa qualificar a informação sobre o tema no Brasil, especialmente aquela proveniente da mídia e meios de comunicação. O Guia está sendo lançado em diversos estados brasileiros e pode ser acessado gratuitamente.
   
Colômbia  
Publicada em: 17/02/2011

Políticas Públicas na Colômbia


Lançado o livro Panorama sobre derechos sexuales y reproductivos y políticas públicas en Colombia. produto da colaboração entre o CLAM e a Escola de Estudos de Gênero da Universidad Nacional de Colômbia. A publicação oferece um diagnóstico das normas e políticas que regulam a sexualidade e a reprodução naquele país. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 17/02/2011

Homem com H maiúsculo


A medicalização da disfunção erétil (antiga impotência sexual) produziu, entre outros efeitos, a ideia de que qualquer homem, em qualquer idade, pode estar enquadrado em algum grau do ‘transtorno’, analisam as autoras do artigo “Homem com ‘H’: a saúde do homem nos discursos de marketing da indústria farmacêutica”.
   
México  
Publicada em: 10/02/2011

Famílias no plural


É preciso reconhecer novas configurações familiares, defendem as pesquisadoras Guadalupe Ordaz, Lilia Monroy e Martha López, ao analizarem as transformações das familias mexicanas nas últimas três décadas no livro Hacia una propuesta de política pública para familias en el Distrito Federal (INCIDE-Social, 2010). (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 10/02/2011

Textos fundamentais


O CEDES – Centro de Estudios de Estado y Sociedad coloca à disposição de estudantes, pesquisadores e docentes o volume “Sexualidades y ciencias sociales: textos fundamentales”, compilação de textos importantes sobre sexualidade e gênero, em castelhano e em português. Entre e faça o download do material.
   
Brasil  
Publicada em: 10/02/2011

Homofobia em números


Estudo do Programa Rio Sem Homofobia, desenvolvido pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, aponta índices elevados de denúncias de crimes homofóbicos. Militantes e pesquisadores destacam a importância dos dados para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a população LGBT.
   
Peru  
Publicada em: 25/01/2011

Desenvolvimento com igualdade


Reduzir a violência contra as mulheres e a gravidez na adolescência, em um contexto de pobreza e desigualdade social, são desafios que os governos regionais e locais do Peru enfrentarão nos próximos quatro anos. Esperanza Castro, do Centro IDEAS, discute o tema. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 17/01/2011

Dossiê revista ICONOS ¿Cómo se piensa lo queer en América Latina?


O trabalho questiona o queer como teorias e práticas políticas de contestação e resistência às políticas de identidade, sobretudo aquelas baseadas na revindicação do “orgulho gay”. Interagindo com raça, etnia e classe social, estas teorias e práticas dimensionam historicamente as categorias que definem os sujeitos e evidenciam sua maleabilidade e criatividade política. O queer funciona como uma forma de situar-se nos debates sobre sexualidade e gênero e observar seus limites, normas e hegemonias.
   
Página 46 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil