CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
América Latina  
Publicada em: 08/12/2010

TRANSEXUALIDADE E DEMOCRACIA


Na Venezuela, um dos países latino-americanos mais atrasados em termos de políticas sobre identidade de gênero, uma reconhecida advogada transexual candidatou-se para magistrada do Tribunal Supremo de Justiça. Apesar de não ser eleita, a candidatura de Tamara Adrián questionou o status público das pessoas trans. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 02/12/2010

Revista Latino-americana: nova edição


Através dos artigos contidos em seu novo número, Sexualidade, Saúde e Sociedade – Revista Latino-americana busca mais uma vez cumprir seu objetivo de levar ao(às) leitores(as) abordagens originais que, questionando muitas vezes o senso comum (inclusive acadêmico), permitam complexificar nossa reflexão.
   
Brasil  
Publicada em: 24/11/2010

Prevenção na escola


Prestes a ser implantado, projeto de instalação de máquinas para distribuição de preservativos em escolas brasileiras do ensino médio enfrenta resistência de diversas naturezas, envolvendo desde fatores morais à dificuldade em entender o adolescente como detentor de direitos sexuais.
   
Brasil  
Publicada em: 24/11/2010

Novo portal na internet destaca a violência contra a mulher


Site, lançado na semana em que se comemora o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher (25 de novembro), contém a opinião de especialistas, materiais de campanha e um fórum dedicado à discussão do tema. No Brasil, entre 1997 e 2007, mais de 41 mil mulheres foram assassinadas.
   
Peru  
Publicada em: 24/11/2010

Proteção contra a violência


Em campanha pelo Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher (25/11), organizações feministas peruanas exigem uma lei que proteja, de maneira efetiva, as mulheres da violência de gênero, de acordo com a Convenção de Belém do Pará. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 24/11/2010

Imagem de impacto


O Serviço Nacional da Mulher, do Chile, lançou campanha contra a violência intrafamiliar, sob o lema “Maricón es el que maltrata a una mujer” ("Quem maltrata uma mulher é veado", na tradução). Organizações de mulheres e da diversidade sexual protestam por considerar a frase heterossexista e homofóbica. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 24/11/2010

Aborto seguro


A Argentina leva mais de dez anos tentando reduzir, sem êxito, as taxas de mortalidade materna e do aborto induzido em condições inseguras. A organização Lesbianas y Feministas por la Descriminalización del Aborto lança um guia sobre o uso do misoprostol como método seguro para a interrupção da gravidez. (Texto em espanhol)
   
Equador  
Publicada em: 18/11/2010

"O lugar sem limites"


No dia 27 de novembro de 1997 a homossexualidade foi descriminalizada no Equador. Em comemoração à data nasceu “El lugar sin límites” - Festival de Cinema LGBT, que em sua oitava edição espera reunir cerca de 6 mil pessoas e 84 filmes de 23 países. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 18/11/2010

Por uma Lei de Identidade de Gênero


Antecedendo o debate parlamentar sobre a lei de identidade de gênero, o Grupo de Estudos sobre Sexualidades do Instituto Gino Germani organizou um debate sobre a situação das pessoas trans na Argentina. Martín Boy, membro do comitê organizador, relata o evento. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 18/11/2010

Por uma cultura de paz


Em nota, a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) repudia a violência homofóbica sofrida por jovens gays no Rio de Janeiro e em São Paulo no último fim de semana. Manifeste sua opinião no espaço reservado para comentários.
   
Página 48 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil