CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Argentina  
Publicada em: 24/11/2010

Aborto seguro


A Argentina leva mais de dez anos tentando reduzir, sem êxito, as taxas de mortalidade materna e do aborto induzido em condições inseguras. A organização Lesbianas y Feministas por la Descriminalización del Aborto lança um guia sobre o uso do misoprostol como método seguro para a interrupção da gravidez. (Texto em espanhol)
   
Equador  
Publicada em: 18/11/2010

"O lugar sem limites"


No dia 27 de novembro de 1997 a homossexualidade foi descriminalizada no Equador. Em comemoração à data nasceu “El lugar sin límites” - Festival de Cinema LGBT, que em sua oitava edição espera reunir cerca de 6 mil pessoas e 84 filmes de 23 países. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 18/11/2010

Por uma Lei de Identidade de Gênero


Antecedendo o debate parlamentar sobre a lei de identidade de gênero, o Grupo de Estudos sobre Sexualidades do Instituto Gino Germani organizou um debate sobre a situação das pessoas trans na Argentina. Martín Boy, membro do comitê organizador, relata o evento. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 18/11/2010

Por uma cultura de paz


Em nota, a ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) repudia a violência homofóbica sofrida por jovens gays no Rio de Janeiro e em São Paulo no último fim de semana. Manifeste sua opinião no espaço reservado para comentários.
   
Colômbia  
Publicada em: 18/11/2010

Prostituição e direito trabalhista


Sentença da Corte colombiana reconhece os direitos trabalhistas da prostituta despedida por motivo de gravidez. A socióloga Luz Gabriela Arango destaca e assinala as limitações da decisão, no debate pelo reconhecimento das pessoas que se prostituem como sujeitos de direitos. (Texto em espanhol)
   
Peru  
Publicada em: 10/11/2010

Os direitos sexuais na agenda pública


Lançado no dia 5 de novembro em Lima, o livro Perú: Políticas en sexualidad, parte da coleção Documentos do CLAM, oferece um panorama dos direitos sexuais e reprodutivos na legislação, jurisprudência e políticas públicas peruanas. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 04/11/2010

Faces da despatologização


No Brasil, é a patologização da transexualidade que permite que a cirurgia de transgenitalização seja feita gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. No entanto, segundo especialistas no tema, é possível um modelo de atendimento a transexuais no SUS na ausência do DSM e do CID.
   
Brasil  
Publicada em: 04/11/2010

“Sim, a mulher pode”


“Eu gostaria muito que os pais e as mães das meninas pudessem olhar hoje nos olhos delas e dizer: ‘Sim, a mulher pode’. A minha alegria é ainda maior pelo fato que a presença de uma mulher na Presidência da República se dá pelo caminho sagrado do voto, da decisão democrática do eleitor". Dilma Rousseff, primeira mulher eleita presidente do Brasil.
   
Peru  
Publicada em: 04/11/2010

Peru: Políticas em Sexualidade


No dia 5 de novembro será lançado, em Lima, o livro Perú: Políticas en sexualidad, que oferece um diagnóstico sobre este tema a partir de um enfoque de direitos humanos. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 04/11/2010

Afinal, o que querem as mulheres?


Maria Luiza Heilborn (CLAM/IMS), Silvia Alexim Nunes (UERJ) e a atriz Maria Fernanda Cândido (TV Globo) foram algumas das participantes do Seminário “Afinal, o que querem as mulheres?”, realizado na PUC/Rio, no dia 28 de outubro.
   
Página 48 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599