CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 06/10/2010

Escola: lugar igual para todos?


Pesquisa realizada em 11 capitais brasileiras aborda a questão da homofobia em escolas da rede pública de ensino e revela a invisibilidade de gays, lésbicas, travestis, transexuais e bissexuais como estudantes em um ambiente escolar moralizante e heteronormatizador.
   
Colômbia  
Publicada em: 06/10/2010

Feminismo Negro


Angela Davis e Gina Dent, professoras convidadas para o lançamento da pós-graduação em Estudos de Gênero da Universidad Nacional de Colombia, dissertaram sobre teoria crítica, violências e racismo. Mara Viveros Vigoya, diretora da Escola de Estudos de Gênero, faz um balanço da visita. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 06/10/2010

Direitos Humanos e Sexualidade no Chile e na Argentina


O CLAM, o CEDES (Argentina) e a FLACSO (Chile) publicam as atualizações do documento “Panoramas sobre sexiualidad y derechos humanos en Chile y Argentina”. Clique aqui para fazer o download. (Texto em español)
   
Pelo mundo  
Publicada em: 29/09/2010

Diálogos entre os direitos femininos e LGBT


O Bonham Centre for Sexual Diversity Studies, da Universidade de Toronto, promove a conferência “Diálogos entre os direitos femininos e LGBT”, a ser realizada no dia 05 de outubro na Universidade. Confira a programação.
   
Brasil  
Publicada em: 29/09/2010

O que eles pensam sobre o aborto?


Em 28 de setembro (Dia pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe), mulheres de todo o Brasil se reúnem em eventos organizados por entidades feministas para lutar pelo direito de interromper uma gravidez não planejada. Mas o que pensam os principais candidatos à Presidência do país sobre o tema?
   
Brasil  
Publicada em: 29/09/2010

É necessário ampliar os argumentos


Encontro sobre os desafios reprodutivos e a igualdade de gênero colocou em debate a necessidade de ampliação dos argumentos em prol da despenalização do aborto. Debatedores discutiram questões jurídicas e políticas e avaliaram que ainda há muito a avançar.
   
Peru  
Publicada em: 29/09/2010

Aborto Terapêutico: Um Direito Negado


No Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe, organizações feministas do Peru exigem ao governo a regulamentação do aborto terapêutico; prática legal naquele país desde 1924, mas negada às mulheres por falta de um protocolo.(Texto em espanhol)
   
Uruguai  
Publicada em: 29/09/2010

Coletivos uruguaios a favor do aborto


Organizações feministas e LGBT, do Uruguai, lançaram nota pública pedindo que o aborto seja descriminalizado no país. Há três anos, o então presidente Tabaré Vázquez vetou capítulo de lei que despenalizava a prática. Desde então, afirmam, “provavelmente umas 100 mil mulheres abortaram” utilizando o misoprostol e em condições sanitárias precárias.
   
Brasil  
Publicada em: 29/09/2010

Pela discussão do aborto


A Faculdade de Serviço Social (FSS) da UERJ emitiu moção de repúdio em relação à pressão de setores conservadores da Igreja Católica que se posicionam contra o lançamento do livro “A criminalização do aborto em questão”, do professor da FSS Maurílio Castro de Matos.
   
Brasil  
Publicada em: 29/09/2010

Entidade apresenta proposta de lei sobre aborto


A Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos apresentou, no Fórum Médico-Jurídico sobre Anencefalia, organizado pelo GEA (Grupo de Estudos sobre o Aborto), uma nova proposta de projeto de lei para legalizar o aborto no Brasil. No encontro, a entidade também lançou publicação sobre a Pesquisa Nacional de Aborto - PNA, elaborada pela Ong Anis e pela Universidade Nacional de Brasília.
   
Página 49 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599