CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 15/09/2010

Aborto nas eleições


O grupo Católicas pelo Direito de Decidir repudiou em nota o posicionamento Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), que recomendou voto apenas para candidatos contrários à descriminalização do aborto. O grupo de mulheres criticou o uso político da religião.
   
Brasil  
Publicada em: 15/09/2010

Um conhecimento socialmente útil


Na última sexta-feira, 10 de setembro, aconteceu a cerimônia de lançamento do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade – EGeS, desenvolvido pelo CLAM e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR). “Temos poucas mulheres na política, poucos negros nas universidades e as pessoas precisam deixar de pensar que é assim mesmo”, afirmou a ministra Nilcéa Freire, durante a cerimônia.
   
Argentina  
Publicada em: 15/09/2010

Um censo consistente


O censo populacional argentino de 2010, que começa a ser realizado no próximo 27 de outubro, registrará pela primeira vez as pessoas afrodescendentes e eliminará a “pauta de inconsistência” que indicava erro ao quantificar casais do mesmo sexo. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 09/09/2010

Matrimônios constitucionais


A reforma no Código Civil do Distrito Federal, que desde dezembro de 2009 permite o matrimônio de casais do mesmo sexo na Cidade do México, foi declarada constitucional. Leia crônica do debate na Suprema Corte de Justiça da Nação. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 09/09/2010

O papel transformador da Educação


Ricardo Vieiralves, reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fala da importância do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade (EGeS) desenvolvido pelo CLAM e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, lançado na sexta-feira, 10 de setembro. Veja a lista dos nomes selecionados.
   
América Latina  
Publicada em: 01/09/2010

Ecos do matrimônio igualitário


A reforma do Código Civil argentino ressoa em vários países da América Latina e amplia a discussão sobre direitos de casais do mesmo sexo, enquanto forças reacionárias tentam frear estas iniciativas. Veja a situação do debate no Brasil e em outros países da região.
   
México  
Publicada em: 01/09/2010

Políticas de dissidência sexual


“Os movimentos de dissidência sexual avançam sem retorno frente à derrota cultural dos conservadorismos de extrema direita”, afirma o pesquisador mexicano Héctor Salinas, que observa desafios no México, na América Central e no Caribe.(Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 01/09/2010

Co-responsabilidade pós-natal


No debate em torno das modificações da legislação chilena para garantir os direitos das mulheres que trabalham fora, organizações sociais alertam para possíveis perdas nos direitos existentes, sob pretexto de ampliar outros. (Texto em espanhol)
   
Peru  
Publicada em: 26/08/2010

Desafios na saúde materna


Para reduzir a mortalidade materna nas zonas mais pobres do Peru, é necessário uma perspectiva de direitos na saúde e fomentar a autonomia das mulheres na escolha contraceptiva, afirmam especialistas.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 26/08/2010

“Rótulos não abarcam tudo”


Yone Lindgren, coordenadora do Movimento Dellas, do Rio de Janeiro, fala da importância política do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29/8) e da diversidade do universo das mulheres que se relacionam com outras mulheres. “Um rótulo jamais vai dar conta de abranger todas as identidades”, afirma.
   
Página 51 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599