CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 29/09/2010

O que eles pensam sobre o aborto?


Em 28 de setembro (Dia pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe), mulheres de todo o Brasil se reúnem em eventos organizados por entidades feministas para lutar pelo direito de interromper uma gravidez não planejada. Mas o que pensam os principais candidatos à Presidência do país sobre o tema?
   
Brasil  
Publicada em: 29/09/2010

É necessário ampliar os argumentos


Encontro sobre os desafios reprodutivos e a igualdade de gênero colocou em debate a necessidade de ampliação dos argumentos em prol da despenalização do aborto. Debatedores discutiram questões jurídicas e políticas e avaliaram que ainda há muito a avançar.
   
Peru  
Publicada em: 29/09/2010

Aborto Terapêutico: Um Direito Negado


No Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe, organizações feministas do Peru exigem ao governo a regulamentação do aborto terapêutico; prática legal naquele país desde 1924, mas negada às mulheres por falta de um protocolo.(Texto em espanhol)
   
Uruguai  
Publicada em: 29/09/2010

Coletivos uruguaios a favor do aborto


Organizações feministas e LGBT, do Uruguai, lançaram nota pública pedindo que o aborto seja descriminalizado no país. Há três anos, o então presidente Tabaré Vázquez vetou capítulo de lei que despenalizava a prática. Desde então, afirmam, “provavelmente umas 100 mil mulheres abortaram” utilizando o misoprostol e em condições sanitárias precárias.
   
Brasil  
Publicada em: 29/09/2010

Pela discussão do aborto


A Faculdade de Serviço Social (FSS) da UERJ emitiu moção de repúdio em relação à pressão de setores conservadores da Igreja Católica que se posicionam contra o lançamento do livro “A criminalização do aborto em questão”, do professor da FSS Maurílio Castro de Matos.
   
Brasil  
Publicada em: 29/09/2010

Entidade apresenta proposta de lei sobre aborto


A Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos apresentou, no Fórum Médico-Jurídico sobre Anencefalia, organizado pelo GEA (Grupo de Estudos sobre o Aborto), uma nova proposta de projeto de lei para legalizar o aborto no Brasil. No encontro, a entidade também lançou publicação sobre a Pesquisa Nacional de Aborto - PNA, elaborada pela Ong Anis e pela Universidade Nacional de Brasília.
   
Brasil  
Publicada em: 29/09/2010

Veja as 244 candidaturas aliadas à causa LGBT


Às vésperas das eleições de 3 de outubro, a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) divulga lista atualizada de candidatos(as) que aderiram à campanha “Voto contra a Homofobia, Defendo a Cidadania” e que assinaram Termo de Compromisso com a cidadania LGBT. Veja as listas dos nomes dos(as) candidatos(as), de acordo com os cargos a que concorrem.
   
Brasil  
Publicada em: 23/09/2010

UERJ votará resolução contra discriminação


Resolução que pune atos de discriminação social, racial, de gênero, por orientação sexual e expressão religiosa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) será votada no Conselho Universitário em novembro. Leia a Carta Pública do reitor da instituição, Ricardo Vieiralves.
   
Brasil  
Publicada em: 22/09/2010

Masculinidades sem machismo


Seminário organizado pelo Instituto Papai, coordenado pelo pesquisador Jorge Lyra, debateu temas como as dificuldades encontradas no cumprimento da Lei do Acompanhante, a recente política de saúde voltada para o público masculino e a questão da licença paternidade.
   
Brasil  
Publicada em: 22/09/2010

Fecundidade continua estável


Demógrafos brasileiros discutem os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) - que revelou sensível alta na taxa de fecundidade das mulheres brasileiras no ano de 2009 - e apontam que, apesar dos números, não há tendência de elevação no número de filhos por mulher.
   
Página 51 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil