CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 22/09/2010

Masculinidades sem machismo


Seminário organizado pelo Instituto Papai, coordenado pelo pesquisador Jorge Lyra, debateu temas como as dificuldades encontradas no cumprimento da Lei do Acompanhante, a recente política de saúde voltada para o público masculino e a questão da licença paternidade.
   
Brasil  
Publicada em: 22/09/2010

Fecundidade continua estável


Demógrafos brasileiros discutem os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) - que revelou sensível alta na taxa de fecundidade das mulheres brasileiras no ano de 2009 - e apontam que, apesar dos números, não há tendência de elevação no número de filhos por mulher.
   
Argentina  
Publicada em: 22/09/2010

Filhos: na direção da igualdade jurídica


A primeira inscrição legal de um filho de duas mães lésbicas na Argentina abre o debate sobre o reconhecimento da filiação de crianças nascidas antes de entrar em vigência a lei do matrimônio igualitário naquele país. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 15/09/2010

Aborto nas eleições


O grupo Católicas pelo Direito de Decidir repudiou em nota o posicionamento Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos (CNBB), que recomendou voto apenas para candidatos contrários à descriminalização do aborto. O grupo de mulheres criticou o uso político da religião.
   
Brasil  
Publicada em: 15/09/2010

Um conhecimento socialmente útil


Na última sexta-feira, 10 de setembro, aconteceu a cerimônia de lançamento do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade – EGeS, desenvolvido pelo CLAM e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR). “Temos poucas mulheres na política, poucos negros nas universidades e as pessoas precisam deixar de pensar que é assim mesmo”, afirmou a ministra Nilcéa Freire, durante a cerimônia.
   
Argentina  
Publicada em: 15/09/2010

Um censo consistente


O censo populacional argentino de 2010, que começa a ser realizado no próximo 27 de outubro, registrará pela primeira vez as pessoas afrodescendentes e eliminará a “pauta de inconsistência” que indicava erro ao quantificar casais do mesmo sexo. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 09/09/2010

Matrimônios constitucionais


A reforma no Código Civil do Distrito Federal, que desde dezembro de 2009 permite o matrimônio de casais do mesmo sexo na Cidade do México, foi declarada constitucional. Leia crônica do debate na Suprema Corte de Justiça da Nação. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 09/09/2010

O papel transformador da Educação


Ricardo Vieiralves, reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), fala da importância do Curso de Especialização em Gênero e Sexualidade (EGeS) desenvolvido pelo CLAM e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, lançado na sexta-feira, 10 de setembro. Veja a lista dos nomes selecionados.
   
América Latina  
Publicada em: 01/09/2010

Ecos do matrimônio igualitário


A reforma do Código Civil argentino ressoa em vários países da América Latina e amplia a discussão sobre direitos de casais do mesmo sexo, enquanto forças reacionárias tentam frear estas iniciativas. Veja a situação do debate no Brasil e em outros países da região.
   
México  
Publicada em: 01/09/2010

Políticas de dissidência sexual


“Os movimentos de dissidência sexual avançam sem retorno frente à derrota cultural dos conservadorismos de extrema direita”, afirma o pesquisador mexicano Héctor Salinas, que observa desafios no México, na América Central e no Caribe.(Texto em espanhol)
   
Página 52 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil