CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 01/07/2010

Nas redes do sexo


Escrito pela antropóloga colombiana Maria Elvira Díaz-Benítez, o livro “Nas redes do sexo” (Editora Zahar), lançado no dia 2 de julho, mostra em detalhes como a produção de filmes pornôs se organiza socialmente – dos métodos de recrutamento dos atores à inserção do filme no mercado. Leia o prefácio assinado por Gilberto Velho.
   
Argentina  
Publicada em: 01/07/2010

Per scientiam ad justitiam!


O tratamento dado ao projeto de lei que propõe legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo tem gerado fortes reações na Argentina, encabeçadas por grupos religiosos conservadores. Pesquisadores do Conicet apresentaram um documento que respalda o projeto e rebate argumentações dogmáticas. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 24/06/2010

Mudanças na família


Assunto em debate na Argentina, o reconhecimento legal das uniões homoafetivas também é tema em discussão na Câmara dos Deputados do Brasil, e foi o foco de um artigo assinado pelo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, publicado no jornal O Dia (RJ) do dia 15 de julho.
   
Peru  
Publicada em: 16/06/2010

Aborto: informação segura


Implementada como uma ação direta e política em prol da saúde das mulheres, a linha telefônica Aborto Información Segura é uma alternativa para que as peruanas possam exercer seu direito a decidir pela interrupção da gravidez, preservando sua saúde e dignidade.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/06/2010

A realidade concreta do aborto


Lançamento da Pesquisa Nacional do Aborto (PNA) – que mostra que 1 em cada 7 brasileiras já abortou – e a aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal de um projeto de lei conhecido como Estatuto do Nascituro, sinalizando um possível recuo no debate, marcam a semana do dia 28 de maio no Brasil.
   
Brasil  
Publicada em: 01/06/2010

Representações sobre o aborto


O CLAM (IMS/UERJ) sediou a palestra “Aborto legal e ilegal, estigma e discriminação: experiências e discursos dos profissionais de saúde trabalhando em dois hospitais maternidade de Salvador”, apresentada pela professora da Universidade de Columbia Silvia de Zordo, no dia 7 de junho.
   
Chile  
Publicada em: 01/06/2010

Por um feminismo sem mulheres?


É possível um feminismo sem mulheres? Esta é uma das questões que serão discutidas em evento organizado pela Coordinadora Universitaria por la Disidencia Sexual – CUDS. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/06/2010

Decisão compartilhada


Dois estudos – do IMS e da Escola Nacional de Saúde Pública - radiografam as circunstâncias individuais e sociais que envolvem as mulheres que realizaram abortos clandestinos. A HEXCA (CLAM/IMS), por exemplo, mostra que a decisão de interromper uma gravidez não é tomada de maneira isolada pela mulher.
   
Peru  
Publicada em: 27/05/2010

Adolescentes e jovens, as mais negligenciadas


Daniel Aspilcueta, diretor do Instituto Peruano de Paternidad Responsable, assinala que, apesar dos avanços mostrados pelas estatísticas, as mulheres adolescentes e jovens pobres continuam enfrentando situações de vulnerabilidade em matéria de saúde reprodutiva, enquanto as políticas do Estado não respondem às suas necessidades específicas. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 27/05/2010

Lançado Observatório de Saúde Sexual e Reprodutiva


No marco do Dia Mundial de Ação pela Saúde da Mulher, foi lançado em Buenos Aires um novo centro de recursos que busca contribuir na promoção dos direitos sexuais e reprodutivos, assim como impulsionar a implementação e o monitoramento de políticas públicas e ações direcionadas a reduzir as iniquidades de gênero. (Texto em espanhol)
   
Página 54 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil