CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 21/07/2010

“Fazer o quê?”


Colunista do jornal O GLOBO relata experiência de bullying homofóbico sofrida em sua vizinhança, em um bairro da zona sul do Rio. O caso revela, por um lado, que a homofobia e o preconceito persistem mesmo nas classes sociais mais altas e, por outro, o desafio do movimento LGBT de informar ao segmento sobre os serviços legais que lhe estão disponíveis.
   
Brasil  
Publicada em: 21/07/2010

Histórias do feminismo no Brasil


Encontro no Rio de Janeiro marca os 35 anos da semana de debates na ABI, considerado um momento histórico para o início da segunda onda do feminismo no país. Depoimentos em torno de Danda Prado (foto) e Maria José de Lima lembram as primeiras mobilizações em torno da violência e do direito ao aborto.
   
Peru  
Publicada em: 21/07/2010

Claro-escuros do asseguramento universal


Um ano depois de promulgada a Lei de Asseguramento Universal em Saúde no Peru, vazios e deficiências da norma afetam o exercício dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. O asseguramento deve se conceber num marco de direitos humanos, afirmam especialistas. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 15/07/2010

O “sim” do Estado


Em uma sessão histórica e depois de quinze horas de intenso debate, o Senado argentino aprovou por 33 votos a favor, 27 contra e 3 abstenções, o projeto que modifica o Código Civil, permitindo o casamento e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 07/07/2010

O aborto segundo os médicos


A antropóloga Sílvia de Zordo (Universidade de Columbia/NY) fala sobre a influência que o estigma do aborto tem sobre as práticas clínicas dos profissionais de saúde, as elevadas taxas de objeção de consciência em caso de abortos previstos em lei e a discriminação das pacientes com aborto auto-induzido incompleto, dados resultantes de pesquisa que realizou em dois hospitais de Salvador.
   
Argentina  
Publicada em: 07/07/2010

O “sim” da religião


Na Argentina, o debate sobre o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo tem se dado também no seio das religiões praticadas no país. Diversos setores têm se declarado favoráveis à reforma. Consideram necessário equiparar os direitos de todas e todos os cidadãos. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/07/2010

Nas redes do sexo


Escrito pela antropóloga colombiana Maria Elvira Díaz-Benítez, o livro “Nas redes do sexo” (Editora Zahar), lançado no dia 2 de julho, mostra em detalhes como a produção de filmes pornôs se organiza socialmente – dos métodos de recrutamento dos atores à inserção do filme no mercado. Leia o prefácio assinado por Gilberto Velho.
   
Argentina  
Publicada em: 01/07/2010

Per scientiam ad justitiam!


O tratamento dado ao projeto de lei que propõe legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo tem gerado fortes reações na Argentina, encabeçadas por grupos religiosos conservadores. Pesquisadores do Conicet apresentaram um documento que respalda o projeto e rebate argumentações dogmáticas. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 24/06/2010

Mudanças na família


Assunto em debate na Argentina, o reconhecimento legal das uniões homoafetivas também é tema em discussão na Câmara dos Deputados do Brasil, e foi o foco de um artigo assinado pelo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, publicado no jornal O Dia (RJ) do dia 15 de julho.
   
Peru  
Publicada em: 16/06/2010

Aborto: informação segura


Implementada como uma ação direta e política em prol da saúde das mulheres, a linha telefônica Aborto Información Segura é uma alternativa para que as peruanas possam exercer seu direito a decidir pela interrupção da gravidez, preservando sua saúde e dignidade.(Texto em espanhol)
   
Página 54 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil