CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Argentina  
Publicada em: 07/07/2010

O “sim” da religião


Na Argentina, o debate sobre o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo tem se dado também no seio das religiões praticadas no país. Diversos setores têm se declarado favoráveis à reforma. Consideram necessário equiparar os direitos de todas e todos os cidadãos. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/07/2010

Nas redes do sexo


Escrito pela antropóloga colombiana Maria Elvira Díaz-Benítez, o livro “Nas redes do sexo” (Editora Zahar), lançado no dia 2 de julho, mostra em detalhes como a produção de filmes pornôs se organiza socialmente – dos métodos de recrutamento dos atores à inserção do filme no mercado. Leia o prefácio assinado por Gilberto Velho.
   
Argentina  
Publicada em: 01/07/2010

Per scientiam ad justitiam!


O tratamento dado ao projeto de lei que propõe legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo tem gerado fortes reações na Argentina, encabeçadas por grupos religiosos conservadores. Pesquisadores do Conicet apresentaram um documento que respalda o projeto e rebate argumentações dogmáticas. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 24/06/2010

Mudanças na família


Assunto em debate na Argentina, o reconhecimento legal das uniões homoafetivas também é tema em discussão na Câmara dos Deputados do Brasil, e foi o foco de um artigo assinado pelo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, publicado no jornal O Dia (RJ) do dia 15 de julho.
   
Peru  
Publicada em: 16/06/2010

Aborto: informação segura


Implementada como uma ação direta e política em prol da saúde das mulheres, a linha telefônica Aborto Información Segura é uma alternativa para que as peruanas possam exercer seu direito a decidir pela interrupção da gravidez, preservando sua saúde e dignidade.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/06/2010

A realidade concreta do aborto


Lançamento da Pesquisa Nacional do Aborto (PNA) – que mostra que 1 em cada 7 brasileiras já abortou – e a aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal de um projeto de lei conhecido como Estatuto do Nascituro, sinalizando um possível recuo no debate, marcam a semana do dia 28 de maio no Brasil.
   
Brasil  
Publicada em: 01/06/2010

Representações sobre o aborto


O CLAM (IMS/UERJ) sediou a palestra “Aborto legal e ilegal, estigma e discriminação: experiências e discursos dos profissionais de saúde trabalhando em dois hospitais maternidade de Salvador”, apresentada pela professora da Universidade de Columbia Silvia de Zordo, no dia 7 de junho.
   
Chile  
Publicada em: 01/06/2010

Por um feminismo sem mulheres?


É possível um feminismo sem mulheres? Esta é uma das questões que serão discutidas em evento organizado pela Coordinadora Universitaria por la Disidencia Sexual – CUDS. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/06/2010

Decisão compartilhada


Dois estudos – do IMS e da Escola Nacional de Saúde Pública - radiografam as circunstâncias individuais e sociais que envolvem as mulheres que realizaram abortos clandestinos. A HEXCA (CLAM/IMS), por exemplo, mostra que a decisão de interromper uma gravidez não é tomada de maneira isolada pela mulher.
   
Peru  
Publicada em: 27/05/2010

Adolescentes e jovens, as mais negligenciadas


Daniel Aspilcueta, diretor do Instituto Peruano de Paternidad Responsable, assinala que, apesar dos avanços mostrados pelas estatísticas, as mulheres adolescentes e jovens pobres continuam enfrentando situações de vulnerabilidade em matéria de saúde reprodutiva, enquanto as políticas do Estado não respondem às suas necessidades específicas. (Texto em espanhol)
   
Página 55 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil