CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 13/04/2010

Prostituição e Economia


Entender a prostituição como uma atividade econômica, longe do viés moralista que cerca o assunto, é a proposta da pesquisa dos antropólogos Thaddeus Blanchette e Ana Paula da Silva, que têm se debruçado sobre o tema desde 2003 para pensar de que maneira o mercado sexual está sendo organizado no Brasil urbano.
   
Brasil  
Publicada em: 13/04/2010

Revista Sexualidad, Salud y Sociedad nº 4


Já está disponível a quarta edição da Revista Latinoamericana Sexualidad, Salud y Sociedad , editada pelo CLAM/IMS. Neste número, a publicação reúne artigos que abordam assuntos como políticas públicas contra a violência conjugal, sexo virtual e a homofobia como estratégia de resistência de presos políticos, entre outros temas.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 13/04/2010

Sexualidade e internet


A revista eletrônica GenderIT.org publica os achados iniciais da investigação “EroTICs: pesquisa em sexualidade e internet”, estudo feito em cinco países, incluindo o Brasil, onde está sendo realizado por pesquisadores do CLAM e do Observatório de Sexualidade e Política (SPW), que assinam o artigo “Regulação das TIC no contexto eróTICo brasileiro”.
   
América Latina  
Publicada em: 31/03/2010

Ações para a igualdade


As leis eleitorais de alguns países da América Latina, por meio da implementação de ações afirmativas, têm garantido uma maior participação das mulheres no poder político. No entanto, persistem obstáculos para o exercício da equidade de gênero. Cinco especialistas opinam a respeito. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 23/03/2010

Mulheres e Reforma Política


O CLAM buscou ouvir mulheres de diferentes segmentos, entre elas a deputada federal Luiza Erundina (foto), sobre a obrigatoriedade dos partidos políticos brasileiros a cumprirem a cota mínima de 30% de mulheres e a efetividade do sistema de lista fechada por alternância de gênero.
   
Argentina  
Publicada em: 23/03/2010

O crime que não ousa dizer seu nome


O assassinato de uma jovem em função de sua orientação sexual, em Córdoba (Argentina), traz à luz a discussão sobre os tipos de crimes por discriminação e preconceito e as particularidades dos ataques contra mulheres lésbicas. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 08/03/2010

Aborto: Utopia de liberdade


Como falar de outro modo sobre o aborto, como aprender das estratégias globais dos grupos de mulheres, e a necessidade de advertir que o pouco conseguido permanece em risco, foram algumas das idéias emergentes do Foro Latino-americano de Estratégias para a Descriminalização do Aborto, realizado em Bogotá, na Colômbia.(Texto em espanhol)
   
Peru  
Publicada em: 08/03/2010

Mais igualdade, menos violência


Diante de mais um 8 de março, as peruanas demandam modificações estruturais nas normas vigentes de proteção contra a violência doméstica e políticas integrais para seu empoderamento e cidadania. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 03/03/2010

Violência precoce


Pesquisa da Fiocruz revela que a violência é disseminada entre casais de adolescentes. Segundo o estudo, as garotas são, ao mesmo tempo, as maiores agressoras e vítimas de violência verbal. Por outro lado, em termos de violência sexual, os rapazes encabeçam as estatísticas como os maiores agressores.
   
Peru  
Publicada em: 23/02/2010

Discriminação contra mulheres cadetes


O novo regulamento interno dos Centros de Formação das Forças Armadas do Peru permite a expulsão das cadetes que engravidem durante sua preparação profissional. Defensoras dos direitos das mulheres reclamam pela abolição do estatuto discriminatório.(Texto em espanhol)
   
Página 56 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil