CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 12/01/2010

Por uma Comunicação mais plural


Jacira Melo, diretora do Instituto Patrícia Galvão, avalia a forma como as temáticas gênero, raça/etnia e orientação sexual foram tratadas e apresentadas nas propostas aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que reuniu cerca de 2 mil pessoas em Brasília em dezembro.
   
México  
Publicada em: 12/01/2010

Casamento sem discriminação


A Cidade do México é o primeiro território da América Latina onde o casamento entre homossexuais é legal. A Assembléia Legislativa do Distrito Federal aprovou, no dia 21 de dezembro de 2009, as reformas que reconhecem o direito dos casais do mesmo sexo para casar e adotar crianças. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 06/01/2010

Saúde do Homem: questões e desafios


Especialistas analisam a Política Nacional de Promoção e Atenção à Saúde do Homem, lançada pelo Ministério da Saúde brasileiro em setembro de 2009 com o objetivo de aumentar a expectativa de vida da população masculina e promover uma mudança mais profunda na maneira como os homens se relacionam com sua própria saúde.
   
Colômbia  
Publicada em: 06/01/2010

Causal saúde em consenso


O documento La construcción de un consenso: la causal salud en América Latina, de autoria da médica colombiana Ana Cristina González, constitui-se como um instrumento de proteção da saúde integral das mulheres no contexto da interrupção legal da gravidez. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 16/12/2009

O processo Transexualizador


Pesquisadora Márcia Arán, do Instituto de Medicina Social da UERJ, avalia a recém-criada política de assistência integral a transexuais no Brasil. Segundo ela, a institucionalização pelo Sistema Único de Saúde (SUS), apesar de avançar em alguns aspectos, ainda impõe inúmeros desafios.
   
Peru  
Publicada em: 16/12/2009

Ontem direito, hoje privilégio


O acesso à pílula do dia seguinte no Peru passou a ser um privilégio, não mais um direito. O Tribunal Constitucional do país proibiu a distribuição gratuita nas unidades públicas de saúde, medida que discrimina milhares de mulheres pobres. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 16/12/2009

Violência masculina contra as mulheres


O Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher foi comemorado no Chile com um seminário internacional onde se discutiu como inserir os homens agressores nas iniciativas destinadas a enfrentar o problema. Terapeutas opinam que se a violência é aprendida, é possível aprender a não ser violento. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 09/12/2009

Terapias de conversão


É possível transformar homossexuais em heterossexuais? Alguns profissionais do campo psi acreditam que sim, a despeito da posição de Associações e Conselhos de Psiquiatria e Psicologia, que se colocam contra tratamentos que tentam mudar a orientação sexual das pessoas – as chamadas terapias de conversão.
   
Peru  
Publicada em: 02/12/2009

Reapropriação do corpo


O corpo das mulheres negras tem se construído com base em estereótipos que, entrecruzando sexualidade, raça, gênero e classe, geram opressão e dificultam o exercício de directos sexuais e reprodutivos, assinala a feminista peruana Rocio Muñoz. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 02/12/2009

Analisando as vulnerabilidades


Foi realizado em Chiapas (México), de 27 a 30 de novembro, o XI Congresso Nacional sobre HIV/Aids e DSTs, onde pesquisadores e ativistas debateram o impacto do vírus na sociedade e as estratégias de prevenção, celebrando a redução de 17% na incidência de novas infecções nos últimos anos. . (Texto em espanhol)
   
Página 58 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil