CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
América Latina  
Publicada em: 28/09/2009

Legislações comparadas


O IPPF lançou o documento “Aborto legal: regulaciones sanitarias comparadas”, resultado de uma análise comparativa do marco regulatório sobre o acesso a serviços de aborto legal em 13 países de diferentes continentes. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 28/09/2009

O Judiciário e o aborto


Em Seminário que discutiu o tratamento dado ao tema do aborto nos tribunais brasileiros, o advogado Pedro Abramovay ressaltou a inconstitucionalidade de sua caracterização como crime e a necessidade de se garantir a liberdade e a autonomia das mulheres.
   
Colômbia  
Publicada em: 28/09/2009

Ataques contra o aborto


Em Medelín, o projeto estatal de construir uma clínica para o cuidado integral da saúde da mulher gerou fortes controvérsias por parte da Igreja Católica e grupos pró-vida, uma vez que figura entre seus serviços o aborto nos casos estipulados pela lei. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 28/09/2009

Começa a VIII RAM


“Diversidade e poder na América Latina” é o tema da VIII Reunião de Antropología do Mercosul, que acontece de 29 de setembro a 02 de outubro, em Buenos Aires. Conheça os Grupos de Trabalho sobre gênero e sexualidade. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 15/09/2009

Mais mulheres no poder


A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) está lançando esta semana o site "Mais mulheres no poder". Totalmente reformulado, o site apresenta estudos e pesquisas, vídeos e dados estatísticos acerca da participação das mulheres nos espaços de poder.
   
Brasil  
Publicada em: 15/09/2009

Violência silenciada


Dados coletados em pesquisa feita na Parada LGBT de Belém do Pará, no norte do Brasil, confirmam a tendência apontada em estudos anteriores: as agressões contra pessoas LGBT, ainda que graves, dificilmente são denunciadas a alguma autoridade.
   
Uruguai  
Publicada em: 15/09/2009

Avanço para a igualdade


Apesar da oposição da Igreja Católica e dos setores de direita, o Uruguai aprovou a reforma no sistema de adoção. Os filhos(as) de uniões consensuais, hetero ou homossexuais, terão o mesmo estatuto legal que os nascidos dentro do matrimônio. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 09/09/2009

Reprodução e saúde


Se a redução da fecundidade afastou as projeções pessimistas de uma possível explosão demográfica no Brasil, ela não se fez acompanhar de indicadores que traduzam o efetivo respeito aos direitos reprodutivos. Práticas danosas à saúde feminina continuam rotineiras.
   
Perú  
Publicada em: 09/09/2009

Peruanas pelo direito de decidir


A organização Católicas pelo Direito de Decidir iniciou recentemente suas atividades no Peru. A idéia é sistematizar novas vozes e perspectivas, que reforcem no catolicismo um debate aberto sobre direitos sexuais e reprodutivos em um marco de respeito e liberdade. (Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 01/09/2009

Uma experiência significativa


Em setembro, o Conselho Consultivo de Gênero e Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde do Chile discutirá o esboço de uma política que busca incorporar a voz da sociedade civil. Uma inédita experiência de trabalho conjunto. (Texto em espanhol)
   
Página 61 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599