CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
América Latina  
Publicada em: 06/10/2009

Transgressão no prazer


A ser lançado em São Paulo em 21 de outubro, o livro "Prazeres Dissidentes" foi apresentado em Buenos Aires por Maria Luiza Heilborn, coordenadora geral do CLAM, como um marco nos estudos da sexualidade, pelo seu amplo leque de temas abordados. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 28/09/2009

Legislações comparadas


O IPPF lançou o documento “Aborto legal: regulaciones sanitarias comparadas”, resultado de uma análise comparativa do marco regulatório sobre o acesso a serviços de aborto legal em 13 países de diferentes continentes. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 28/09/2009

O Judiciário e o aborto


Em Seminário que discutiu o tratamento dado ao tema do aborto nos tribunais brasileiros, o advogado Pedro Abramovay ressaltou a inconstitucionalidade de sua caracterização como crime e a necessidade de se garantir a liberdade e a autonomia das mulheres.
   
Colômbia  
Publicada em: 28/09/2009

Ataques contra o aborto


Em Medelín, o projeto estatal de construir uma clínica para o cuidado integral da saúde da mulher gerou fortes controvérsias por parte da Igreja Católica e grupos pró-vida, uma vez que figura entre seus serviços o aborto nos casos estipulados pela lei. (Texto em espanhol)
   
América Latina  
Publicada em: 28/09/2009

Começa a VIII RAM


“Diversidade e poder na América Latina” é o tema da VIII Reunião de Antropología do Mercosul, que acontece de 29 de setembro a 02 de outubro, em Buenos Aires. Conheça os Grupos de Trabalho sobre gênero e sexualidade. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 15/09/2009

Mais mulheres no poder


A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) está lançando esta semana o site "Mais mulheres no poder". Totalmente reformulado, o site apresenta estudos e pesquisas, vídeos e dados estatísticos acerca da participação das mulheres nos espaços de poder.
   
Brasil  
Publicada em: 15/09/2009

Violência silenciada


Dados coletados em pesquisa feita na Parada LGBT de Belém do Pará, no norte do Brasil, confirmam a tendência apontada em estudos anteriores: as agressões contra pessoas LGBT, ainda que graves, dificilmente são denunciadas a alguma autoridade.
   
Uruguai  
Publicada em: 15/09/2009

Avanço para a igualdade


Apesar da oposição da Igreja Católica e dos setores de direita, o Uruguai aprovou a reforma no sistema de adoção. Os filhos(as) de uniões consensuais, hetero ou homossexuais, terão o mesmo estatuto legal que os nascidos dentro do matrimônio. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 09/09/2009

Reprodução e saúde


Se a redução da fecundidade afastou as projeções pessimistas de uma possível explosão demográfica no Brasil, ela não se fez acompanhar de indicadores que traduzam o efetivo respeito aos direitos reprodutivos. Práticas danosas à saúde feminina continuam rotineiras.
   
Perú  
Publicada em: 09/09/2009

Peruanas pelo direito de decidir


A organização Católicas pelo Direito de Decidir iniciou recentemente suas atividades no Peru. A idéia é sistematizar novas vozes e perspectivas, que reforcem no catolicismo um debate aberto sobre direitos sexuais e reprodutivos em um marco de respeito e liberdade. (Texto em espanhol)
   
Página 62 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil