CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
América Latina  
Publicada em: 28/05/2009

Não é doença


No 17 de maio - Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia, as organizações ativistas latino-americanas promoveram diversas campanhas para alertar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência contra pessoas LGBT. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 28/05/2009

Tendências e padrões recentes da fecundidade e da contracepção no Brasil


A pesquisadora Suzana Cavenaghi (Ence/IBGE) ressaltou a continuada queda da fecundidade no Brasil, apontada pela PNDS/2006 em 1.8 filhos por mulher. “Temos um padrão, nas regiões mais desenvolvidas, de fecundidade baixa na faixa etária de 15 a 24 anos, o pico está na faixa de 20 a 29 anos. Em comparação aos outros países da América Latina, o Brasil tem uma fecundidade jovem”, avaliou a demógrafa.
   
Brasil  
Publicada em: 28/05/2009

Longevidade sexual, situação conjugal e reprodutiva das mulheres e proteção ao HIV/Aids: algumas evidências das PNDS/96 e PNDS/2006


A demógrafa Sandra Garcia apresentou dados sobre o início da atividade sexual com o uso do preservativo e esterilização feminina, captados pela PNDS/2006. Segundo informa, em relação à situação conjugal, houve, no período compreendido entre os dois inquéritos, uma diminuição no grupo das mulheres solteiras e no das que declararam estar em união formal, e um aumento daquelas em união consensual.
   
Brasil  
Publicada em: 28/05/2009

As mudanças dos comportamentos sexuais na França: década de 50 à década de 2000


O sociólogo francês Michel Bozon analisou três pesquisas realizadas na França. “Uso os três inquéritos para obter uma profundidade histórica que vai até o início da Segunda Guerra Mundial”, disse ele.
   
Brasil  
Publicada em: 28/05/2009

Aspectos gerais sobre a pesquisa “Comportamento sexual e percepções sobre o HIV/Aids no Brasil, realizadas em 1998 e 2005: uso do preservativo


A demógrafa Elza Berquó (CEBRAP/SP) elencou algumas pesquisas que marcaram o cenário nacional na área de sexualidade e também de percepções e risco a respeito do HIV. “Até 1996, os estudos cobriam o uso do preservativo como método de contracepção”, lembrou.
   
Brasil  
Publicada em: 28/05/2009

Comportamento e práticas sexuais no Brasil: comparação dos inquéritos de 1998 e 2005


Existiria uma diminuição nas diferenças no comportamento de homens e mulheres? Seriam essas mudanças fruto de um possível impacto da epidemia do HIV/AIDS? Até que ponto as mudanças observadas podem ser, em parte, devido a artefatos metodológicos? Essas foram algumas das questões colocadas pela pesquisadora Regina Barbosa.
   
Brasil  
Publicada em: 28/05/2009

Diferentes comportamentos


Especialistas se reuniram no CLAM para debater as “Mudanças recentes nos comportamentos sexuais em dois contextos nacionais: Brasil e França”, seminário que colocou em foco diferentes inquéritos sobre comportamento sexual em ambos os países.
   
Peru  
Publicada em: 19/05/2009

Restituir a dignidade


O reconhecimento internacional do filme La teta asustada, da cineasta Claudia Llosa, colocou em destaque a situação das peruanas vítimas de violência sexual durante o conflito armado, questionando o manto de silêncio e impunidade que rodeia estes fatos. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 19/05/2009

Rio sem homofobia


No Rio de Janeiro, o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia foi marcado pelo anúncio de medidas que colocam o estado na vanguarda da defesa dos direitos LGBT, como a inclusão da ‘homofobia’ nos boletins de ocorrência entre as possíveis motivações para um crime.
   
Brasil  
Publicada em: 19/05/2009

Diversidade Sexual e Homofobia


Um em cada quatro brasileiros tem preconceito contra pessoas LGBT e assume sua rejeição às identidades que compõem esta população, revela pesquisa da Fundação Perseu Abramo, apresentada pelo sociólogo Gustavo Venturi no Rio de Janeiro, no dia 15 de maio.
   
Página 65 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599