CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 07/04/2009

Dê sua opinião sobre o site


Última semana para responder a pesquisa de opinião dos usuários em relação ao conteúdo, layout e navegação do nosso site. Nosso objetivo é avaliar o trabalho realizado até aqui e aprimorá-lo cada vez mais. Se você ainda não respondeu, participe!
   
Brasil  
Publicada em: 07/04/2009

A eficácia da Lei


Balanço do Conselho Nacional de Justiça aponta que, em dois anos da Lei Maria da Penha, apenas 2% dos 75.826 processos que já tiveram sentença culminaram em prisão. Para a socióloga Bárbara Soares, os dados não fazem sentido se não forem contextualizados.
   
 
Publicada em: 07/04/2009

CLAM-Rev: primeiro número


Já está no ar Sexualidade, Saúde e Sociedade, revista eletrônica recém-criada pelo CLAM e que busca promover o intercâmbio da produção acadêmica latino-americana e sua divulgação junto a pesquisadores, ativistas e formuladores de políticas públicas.
   
América Latina  
Publicada em: 01/04/2009

Prazo final


Últimos dias para o envio de resumos para os Grupos de Trabalho da VIII Reunião de Antropologia do Mercosul, que podem ser enviados até 30 de março. Veja os GTs sobre gênero e sexualidade (Texto em espanhol).
   
Peru  
Publicada em: 01/04/2009

Difícil trânsito para a igualdade


Dois anos depois da promulgação da Lei de Igualdade de Oportunidades entre homens e mulheres no Peru, a Defensoría Pública emitiu um informe sobre sua aplicação, o qual revela a falta de vontade política para gerar políticas eficazes. (Texto em espanhol)
   
México  
Publicada em: 01/04/2009

Combater os fundamentalismos


Mulheres mestiças, negras, indígenas, urbanas, jovens e transexuais reunidas no México no XI Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe debateram os fundamentalismos atuais e as respostas que o feminismo pode dar frente a esta situação. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 01/04/2009

Desafios ético-metodológicos


A epidemiologista Greice Menezes (UFBA) ressalta as dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores que trabalham com um tema de forte conotação moral e religiosa como o aborto, entre elas os subregistros nos serviços de saúde e inexistência de legislação que ampare o pesquisador.
   
Argentina  
Publicada em: 26/03/2009

Direitos sexuais em agenda


Para Mónica Petracci (CEDES/UBA), a principal dívida em matéria de direitos sexuais na Argentina é a legalização da interrupção voluntária da gravidez e a garantia da realização de abortos seguros para as mulheres que necessitam fazê-lo. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 26/03/2009

Aborto: difícil mensuração


Na sexta-feira, 27 de março, a epidemiologista Greice Menezes (MUSA/ISC/UFBA) ministrou a palestra “A difícil mensuração da magnitude do aborto: questões éticas e metodológicas” no Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ). Veja o resumo da palestra.
   
Chile  
Publicada em: 25/03/2009

Aborto em campanha política


Em tempos de crise econômica e de campanha eleitoral, impulsionado pelo senador e pré-candidato presidencial Eduardo Frei, o debate sobre o aborto terapêutico é reaberto no Chile. O procedimento foi proibido no país em 1989, durante a ditadura de Pinochet.
   
Página 68 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil