CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Brasil  
Publicada em: 26/03/2009

Aborto: difícil mensuração


Na sexta-feira, 27 de março, a epidemiologista Greice Menezes (MUSA/ISC/UFBA) ministrou a palestra “A difícil mensuração da magnitude do aborto: questões éticas e metodológicas” no Instituto de Medicina Social (IMS/UERJ). Veja o resumo da palestra.
   
Chile  
Publicada em: 25/03/2009

Aborto em campanha política


Em tempos de crise econômica e de campanha eleitoral, impulsionado pelo senador e pré-candidato presidencial Eduardo Frei, o debate sobre o aborto terapêutico é reaberto no Chile. O procedimento foi proibido no país em 1989, durante a ditadura de Pinochet.
   
Brasil  
Publicada em: 17/03/2009

Secretarias assinam convênio


No lançamento do curso Gênero e Diversidade na Escola, os Secretários/as de Educação dos 15 municípios do estado do Rio de Janeiro onde o curso será aplicado assinaram os convênios de cooperação. As inscrições dos/as cursistas vão até o dia 15 de abril.
   
Brasil  
Publicada em: 17/03/2009

Aborto no contexto argentino


Em palestra no Instituto de Medicina Social da UERJ, na quinta-feira, 19 de março, a socióloga Mónica Petracci (UBA/CEDES) apresentará resultados preliminares da pesquisa “Heterossexualidades, contracepção e aborto” no contexto argentino.
   
Brasil  
Publicada em: 11/03/2009

Diversidade como valor


Ao lançar o curso Gênero e Diversidade na Escola, no Rio de Janeiro, educadoras debatem como os professores devem lidar com temas como orientação sexual e gravidez na adolescência e garantir a transversalidade desses temas em sala de aula.
   
América Latina  
Publicada em: 11/03/2009

O ser mulher


Uma vez que a dicotomia entre sexo e gênero e a idéia de que gênero seja decorrência do sexo biológico vêm sendo objetos de contínua reflexão pelos estudos feministas, cabe, em mais um 8 de março, refletir sobre “o que é ser mulher”.
   
Brasil  
Publicada em: 06/03/2009

Aborto, ética e direitos


O CLAM traz a público a versão em português do documento "Causal Salud", que visa subsidiar, com argumentos fundamentados, os que defendem a possibilidade da interrupção da gravidez como uma escolha humana.
   
Peru  
Publicada em: 05/03/2009

Fazendo movimento


Grupos políticos de lésbicas e transexuais da América Latina e do Caribe se reuniram em fevereiro em Lima para trocar experiencias políticas e de luta. A proposta principal era radicalizar os modos de fazer política feminista. (Texto em espanhol)
   
Argentina  
Publicada em: 05/03/2009

Escritos sobre intersexualidade


Interdicciones, livro editado por Mauro Cabral, reúne artigos, entrevistas, textos jornalísticos e um breve guia de atividades, destinado a aproximar as questões intersex a todo tipo de público. Faça o download do texto completo. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 05/03/2009

"A favela também é gay"


Tendo como presidente Danillo Bittencourt, gay e militante, a Central Única das Favelas (CUFA) declarou apoio à campanha Não Homofobia, anunciou a realização de um censo gay nas favelas e debate a criação de um grupo de rap homossexual.
   
Página 68 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil