CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
Colômbia  
Publicada em: 08/01/2008

Errata


O título e resumo da entrevista com María Mercedes Gómez nos Destaques do CLAM de 19 de dezembro confundiram a distinção entre “crime de ódio” e “violência por preconceito”. Leia a explicação.
   
Brasil  
Publicada em: 11/12/2007

Universo pouco conhecido


A socióloga Bárbara Musumeci (CESEC) ressalta que o caso da menina que foi mantida presa em uma cela com homens por quase um mês no estado do Pará, região norte do Brasil, trouxe à tona o drama da violência sexual e da violação de direitos das mulheres encarceradas.
   
Colômbia  
Publicada em: 05/12/2007

Movimento Lésbico na Colômbia


O painel “Movimiento lésbico en Colombia, balance y perspectivas” reuniu seis mulheres ativistas para falar sobre a trajetória do movimento lésbico no país, suas relações com o feminismo e alguns debates sobre questões políticas e de identidades.(Texto em espanhol)
   
Chile  
Publicada em: 27/11/2007

Chile contra o femicídio


No dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher levou-se a cabo uma comemoração simultânea nas principais cidades chilenas para rechaçar a violência de gênero e promover um debate sobre o femicídio. (Texto em espanhol)
   
Peru  
Publicada em: 27/11/2007

Balanço negativo


Pouco a aplaudir e muito a reivindicar foi o balanço peruano no Dia pela não violência contra a mulher. A reclamação foi o retrocesso das estratégias do Estado ao enfrentamento à violência familiar, psicológica e sexual contra as mulheres do país. (Texto em espanhol)
   
Perú  
Publicada em: 22/11/2007

Escrita e poder


O Seminário Mulheres, Escrita e Poder, organizado pelo Programa de Gênero da Universidade Nacional Mayor de San Marcos (PEG/UNMSM), no Peru, destacou a importância da escrita para as mulheres e os obstáculos para publicar relacionados com a censura e à auto-censura. (Texto em espanhol)
   
Uruguai  
Publicada em: 07/11/2007

A meio caminho de despenalizar


O Senado uruguaio aprovou, no dia 6 de novembro, a Lei de Saúde Sexual e Reprodutiva, incluindo os artigos que tratam da questão da descriminalização da interrupção voluntária da gravidez nas doze primeiras semanas de gestação. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 07/11/2007

Em defesa das leis


Benedito Medrado, professor da UFPE e coordenador da Rede de Homens pela Equidade de Gênero, rebate as argumentações contrárias à Lei Maria da Penha e o posicionamento de juízes que têm rejeitado pedidos de medidas contra homens que agrediram suas companheiras.
   
Pelo mundo  
Publicada em: 07/11/2007

Dinâmica política da sexualidade


Resultado de um projeto iniciado pelo Observatório de Sexualidade e Política em 2004, o e-book SexPolitics: Reports from the Front Lines examina alguns aspectos relativos à dinâmica política de sexualidade nos dias atuais. A publicação encontra-se disponível.
   
Brasil  
Publicada em: 30/10/2007

Solução simplista


Declarações do governador do Rio de Janeiro, Sergio Cabral Filho, sugerindo que a interrupção da gravidez pelas mulheres pobres possa reduzir a violência urbana, mais uma vez associam indevidamente o direito ao aborto com a redução da criminalidade.
   
Página 78 de 110
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil