CLAM - Principal  
EM DESTAQUE | notícias CLAM
América Latina  
Publicada em: 10/12/2014

Sexualidade, Saúde e Sociedade 18


O número 18 de Sexualidade, Saúde e Sociedade apresenta um conjunto de artigos e resenhas que exploram itinerários vitais, trabalhistas, identitários, não previstos/previsíveis em face das convenções vigentes de gênero e sexualidade. Discutem-se diferentes situações de deslocamento ou ruptura: o sexo comercial; a infertilidade e suas derivações; o uso recreativo do Viagra; entre outros.
   
Nicaragua  
Publicada em: 10/12/2014

As cifras oficiais


Na Nicarágua, o Informe Global de Desigualdade de Gênero foi recebido com duras críticas por colocar a nação latino-americana entre os países onde há “menos desigualdade de gênero”. A construção de indicadores e o impacto do estudo no combate à violencia de gênero geram preocupação. (Texto em espanhol)
   
Colômbia  
Publicada em: 10/12/2014

Política do HIV/Aids na Colômbia


Na Colômbia, as barreiras administrativas para o acesso ao teste e a falta de uma política governamental consistente para a prevenção do HIV/Aids preocupam os ativistas. Mauricio Albarracín relata uma situação alarmante. (Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 04/12/2014

Novos e velhos desafios


A epidemia do HIV/Aids expande-se no Brasil, na contramão da tendência mundial de redução de novas infecções, afetando sobretudo os jovens entre 15 e 24 anos e em ritmo crescente as mulheres. No que tange à prevenção, é preciso retomar a velha receita de atentar para os valores culturais e contexto de vida dos indivíduos, que tornam os riscos de infecção diferentes para cada um deles.
   
Brasil  
Publicada em: 26/11/2014

Matizes da desigualdade


Pesquisas recentes mostram que, apesar de alguns avanços, a situação das mulheres brasileiras ainda é marcada por disparidades em diversos domínios da vida, como mercado de trabalho e educação. Desigualdades que se tornam ainda mais evidentes quando cruzadas com outros marcadores sociais como raça/cor e região. Assim, ser preta e moradora de regiões periféricas tem um peso maior.
   
Bolivia  
Publicada em: 26/11/2014

Machistas fora da lista


As eleições passadas da Bolívia foram marcadas pelo debate sobre violência de gênero. Campanha surgida nas redes sociais protestou contra práticas sexistas de candidatos e conseguiu a renúncia de um deles. Machistas fora da lista promete continuar posicionando os direitos das mulheres no debate eleitoral.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 24/11/2014

Seminário Gênero, Trabalho e Família: Conciliação, Políticas e Percepções


O Núcleo de Estudos sobre Desigualdades Contemporâneas e Relações de Gênero (NUDERG) promove o Seminário Gênero, Trabalho e Família: Conciliação, Políticas e Percepções entre os dias 1º e 3 de dezembro, no 11º andar, Bloco F, Auditório 111, UERJ.
   
Brasil  
Publicada em: 19/11/2014

É normal ou transtorno sexual?


Este foi um dos temas do ciclo de debates promovido em novembro pela organização AfroReggae. Dirigidos a alunos da rede pública de educação, os debates abordaram temáticas como diversidade sexual, liberdade de escolha e disfunções e transtornos sexuais, e contaram com a participação de pesquisadores do CLAM.
   
Chile  
Publicada em: 19/11/2014

Violência extrema contra as mulheres


A tipificação penal do femicídio no Chile não apenas tem sido ineficaz na abordagem desta forma letal de violência como também tem contribuído para encobrir as lógicas de sua ocorrência. Pesquisa revela que os femicídios aumentaram em pelo menos 7% nos últimos dez anos.(Texto em espanhol)
   
Brasil  
Publicada em: 19/11/2014

Muito antes da globalização


As Paradas LGBT e a reivindicação da diversidade sexual na Amazônia não devem ser entendidas como produto da Modernidade ocidental. Múltiplas expressões já existiam lá antes da chegada dos direitos LGBT, aponta pesquisadora.
   
Página 9 de 109
Navegação por TAGS

IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599