CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | ofertas acadêmicas
 
Brasil

Sexualidades, cultura e identidade

O 13º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (CISO) acontece em Maceió, de 3 a 6 de setembro de 2007. As propostas de comunicação para o Grupo de Trabalho (GT), coordenado por Fabiano Gontijo (UFPI) e Laura Moutinho (USP), devem ser enviadas até o dia 29 de junho.

Veja abaixo o resumo do GT:

GT 22. SEXUALIDADES, CULTURA E IDENTIDADE

Fabiano Gontijo, Universidade Federal do Piauí/CNPq (fgontijo@hotmail.com/ fabiano.gontijo@pq.cnpq.br)

Laura Moutinho, Universidade de São Paulo

Este grupo de trabalho incide sobre as pesquisas que vêm sendo realizadas nos mais diversos estados brasileiros, principalmente os do Nordeste e do Norte, emtorno dos temas das sexualidades, das identidades de gênero, da orientaçãosexual e das culturas sexuais, em todos os seus aspectos, quer sob o ponto de vista da análise teórica, quer partindo da experiência de pesquisa. De que modoas diferentes tradições políticas e culturais determinam percursos individuais ecoletivos diversos, em cada situação local particular estudada? Quais as questões mais abordadas? Onde residem as resistências sociais? Quais as facesdo preconceito, da discriminação, do sexismo e da homofobia?

Serão abordados neste grupo de trabalho, entre outros, os seguintes temas: masculinidades, feminilidades e representações de gênero; direitos sexuais edireitos humanos; mídia, estereótipos e sexualidade; ativismo e militância;produção literária e (homo)cultura; raça e sexualidade; gerações, juventude, envelhecimento e sexualidade; culturas homossexuais; preconceito,discriminação, sexismo e homofobia; violência e cultura; transgêneros; corpo ecorporeidade; sexualidades urbanas; contestação e movimentos sociais; construção discursiva; questões ético-metodológicas e pesquisa; teoria queer;homoerotismo; emancipação sexual; dentre outros eixos de análise.

Sendo um grupo de trabalho, pretende-se uma troca fértil de idéias e experiências para futuros trabalhos neste tema, inclusive fomentando aconstituição de parcerias e/ou redes de pesquisa. Assim, pretende-se darcontinuidade ao trabalho de êxito iniciado no CISO de 2005, em Belém.

O grupo deve funcionar em três sessões, com a apresentação de até seis trabalhosde comunicação por sessão. Além dos coordenadores e dos comunicadores, cadasessão poderá compreender também um debatedor. Os comunicadores podem ser alunos (de graduação e de pós-graduação), demais portadores de diplomas deensino superior ou pesquisadores reconhecidos.

Publicada em: 05/06/2007

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil