CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | ofertas acadêmicas
 
Brasil

Convocatória para Encontro Feminista

A Coordenação da Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos sobre a Mulher e Relações de Gênero (REDOR) convida pesquisadoras/es, estudantes, especialistas, integrantes dos diversos Núcleos, Centros e Programas Universitários de Estudos Feministas das Regiões Norte e Nordeste do Brasil e profissionais, assessoras/es de movimentos sociais e entidades feministas para participarem do XIV Encontro da REDOR e do II Simpósio Cearense, que acontecerá a partir do dia 04 de dezembro de 2007 em Fortaleza, Ceará. O evento tem como objetivo agregar estudiosos/as e articular um espaço para a troca de conhecimentos e de experiências regionais, que levem a reflexões sobre as conquistas, tensões e perspectivas do feminismo acadêmico e sua contribuição para o avanço das lutas das mulheres.

O Encontro pretende ainda divulgar a produção intelectual regional (seja teórica, seja de pesquisa); facilitar os agenciamentos de novas pesquisas; propiciar novos intercâmbios entre professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação; além, de se constituir num momento de formação sobre temas emergentes relacionados ao feminismo, que ora desafiam o pensar e o agir da academia, de organismos governamentais e não governamentais e de movimentos feministas e de mulheres. O Tema deste ano será "Gênero e Poder: Perspectivas Feministas".

“Trata-se de uma questão que embora venha ocupando uma posição de destaque na discussão feminista internacional, ainda permanece pouco discutida no Brasil, principalmente no que diz respeito aos estados do Norte e Nordeste. Para vitalizar a discussão do feminismo como pensamento político, o conceito de poder é fundamental. Com uma concepção feminista aprofundada de democracia, participação, igualdade e justiça de gênero, será possível enfrentar as várias visões, as várias propostas de políticas publicas para as mulheres e com perspectiva de gênero além de participar do debate sobre a reforma política, tema que está na agenda social para o próximo ano, expressando uma posição e compromisso feminista com a construção daemancipação e empoderamento das mulheres em todos os níveis formais e não formais de nossa sociedade”, analisam as organizadoras.

Os trabalhos inscritos devem ser encaminhados diretamente è Coordenação de organização do XIV Encontro da REDOR que após seleção e organização preliminar encaminhará às/aos coordenadoras/es dos Grupos de Trabalho, levando-se em consideração a sua afinidade com o tema do Grupo de Trabalho, abaixo listados:

GT 01 - Gênero, Relações de Trabalho e Meio Ambiente

GT 02 - Gênero e Saúde

GT 03 - Gênero, Literatura e Comunicação

GT 04 - Gênero, Identidade e Cultura

GT 05 - Gênero e Educação

GT 06 - Feminismo e Política

GT 07 – Gênero e Violência

GT 08 – Gênero e Gerações

PRAZOS E TAXAS DE INSCRIÇÃO

Apresentação de propostas: até 31 de agosto/2007

Correspondência de aceite: até 30 setembro/2007

Envio de Trabalho Completo: até 31 de outubro/2007

Os resumos deverão ser digitados em Word 6.0, em espaço simples, estilo normal, alinhamento justificado, início de parágrafo sem tabulação, tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, máximo de 20 linhas. O título do trabalho deverá ser em caixa alta, seguido do nome da/o autor/a (cada um ocupado uma linha), da instituição de origem e do Núcleo à qual está filiada/o.

Inscrições e informações: http://xivredorce.googlepages.com

xivredorce@gmail.com

 

Publicada em: 18/07/2007

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil