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Brasil

Ensino Religioso e Cultura Brasileira

Apresentação: Freqüentes discussões sobre a implementação do Ensino Religioso em escolas públicas em diferentes estados brasileiros suscitam variadas questões que servem de âmbito geral para os debates propostos neste curso. A mais geral delas é a relação entre Religião e Sociedade, a partir das especificidades da Cultura Brasileira e suas diversas matrizes religiosas. Tendo por mote a questão do “estado laico”, pensar religião e educação nos faz discutir direções e intenções presentes nesta delicada articulação, bem como seus desdobramentos em campos morais a ela intimamente relacionados, como o da sexualidade. Assim, o presente curso de propõe a promover, a partir do debate específico do ensino religioso, reflexões mais ampliadas sobre a questão da religião na sociedade brasileira contemporânea, e seus desdobramentos na ação do educador que trabalhe ou não diretamente com esta temática.

Objetivos: Apresentar e analisar concepções contemporâneas acerca do campo religioso brasileiro; Problematizar a questão da presença da religião no cotidiano da vida em sociedade e especificamente na escola; Refletir sobre a diversidade religiosa presente na cultura brasileira e a questão da tolerância religiosa no âmbito escolar; Articular o tema da religião à formação e disseminação de valores e conceitos morais em professores e alunos, especificamente no que diz respeito à questão da Sexualidade; Apresentar debates teológicos contemporâneos relevantes à formação do profissional que tem a religião como interesse sensível em sua prática.

Público Alvo: Educadores interessados no tema e na prática do Ensino Religioso em Escolas e Instituições Religiosas; Profissionais das diversas formações que tenham a relação religião e Sociedade como foco de interesse.

Professores responsáveis: Ana Paula Ribeiro, Carly Machado e Marcelo Natividade

Disciplinas:

1. Introdução à Ciência da Religião

2. Religião e Movimentos Sociais

3. Debates Teológicos

4. Matrizes Religiosas da Cultura Brasileira

5. Ensino Religioso

6. Religião e Sexualidade


1. Introdução à Ciência da Religião
Objetivo: A Ciência da religião é um campo de estudo interdisciplinar que tem por foco a análise do fenômeno religioso e sua presença na sociedade. Nesta disciplina o aluno irá ter um contato inicial com os diferentes olhares e as diversas abordagens teóricas sobre o tema da religião, de modo a construir uma base disciplinar e interdisciplinar para o estudo sistemático do tema.
Ementa: Visão geral das Ciências da religião. Ciências Sociais e Religião: sociologia e antropologia. Sociedade, Cultura e Religião. Psicologia e Religião. A experiência religiosa. Filosofia da religião. O fenômeno religioso. Religião e Ideologia.

2. Religião e Movimentos Sociais
Objetivo: Historicamente, os movimentos sociais identitários dialogaram muitas vezes com as religiosidades presentes no seu entorno. Pretendemos entender nesta disciplina de que forma a religião influencia os movimentos sociais, a vida política e a esfera pública.
Ementa: Presença religiosa na cidade e no meio rural. Movimento negro & Religiões afro-brasileiras. O movimento negro & as religiões pentecostais. Catolicismo e a emergência das pastorais. Os movimentos sociais e a esfera pública. A religião como questão política e eleitoral. Bancadas políticas e agendas religiosas. Os movimentos contra a intolerância religiosa.

3. Debates Teológicos
Objetivo: As complexas relações entre teologia, religião e sociedade são destacadas no interior do campo das Ciências da Religião. O objetivo dessa disciplina é incentivar uma leitura crítica da teologia. Partindo de uma abordagem histórico-cultural, os alunos serão incentivados na construção de um solo conceitual que coloca em exame categorias como doutrina, cosmologia, teologia, dentre outras concernentes ao fenômeno religioso. Pretende-se também trazer para discussão debates teológicos atuais cujo exame elucida aspectos dos contemporâneos nexos entre religião e sociedade.
Ementa: Levantando um problema: O que é teologia? Ciências da religião e teologia. Cristianismo em perspectiva: Corpo e sociedade no início do Cristianismo. Uma história cultural do medo e do pecado. O protestantismo e o indivíduo moderno. Teologia da Libertação, feminismo e teologias alternativas. Teologia da batalha espiritual e pentecostalismo. Debates teológicos contemporâneos sobre temas morais controversos.

4. Matrizes Religiosas da Cultura Brasileira
Objetivo: Em Matrizes Religiosas da Cultura brasileira pretendemos compreender as diversas manifestações religiosas e sua influência sobre a construção de identidades, ressaltando a necessidade de se diferenciar os diversos aspectos das religiões e das instituições religiosas brasileiras.
Ementa: Formação religiosa do povo brasileiro. Manifestações religiosas no Brasil Colônia e no Brasil Império. Catolicismo e Catolicismo popular. Protestantismo, pentecostalismo e neopentecostalismo. Religiões afro-brasileiras. Espiritismo e outras religiosidades. Sincretismo, ecumenismo e trânsito religioso. Matrizes contemporâneas da religiosidade brasileira.

5. Ensino Religioso
Objetivo: A relação entre religião educação formal é um tema complexo que mobiliza dimensões éticas, políticas religiosas. Esta disciplina tem por foco o estudo sistemático da questão do ensino religioso nas escolas, suas implicações, orientações conseqüências no cotidiano institucional, bem como seu impacto prática docente e na comunidade escolar.

Ementa: Religião e Educação: pensando o estado laico e sua relação com a presença da religião nas escolas. Pensando comparativamente: religião e educação em outros contextos sócio-culturais. Escolas confessionais no Brasil. Ensino religioso na escola pública. Debates, controvérsias e propostas.

6. Religião e Sexualidade
Objetivo: A relação entre sexualidade e religião tem produzido, ao longo dos séculos, uma infinidade de respostas, códigos e tradições. Recentes transformações sociais colocaram em relevo o surgimento de respostas muito plurais no próprio campo das instituições e manifestações religiosas e, também, no âmbito dos discursos e práticas da sexualidade. Os desafios de compreensão, na atualidade, das inovações e reinvenções de normas e certas convenções tornam urgente a discussão. O objetivo dessa disciplina é colocar em debate uma pluralidade de relações entre religiao e sexualidade na contemporaneidade, incluindo aspectos rituais, cosmológicos e políticos.
Ementa: A construção cultural do corpo e da sexualidade. Gênero, sexualidades, orientação sexual. Cristianismo, religião e sexualidade. Religião e gênero. Gravidez na adolescência, aborto e violência sexual. Diversidade sexual e cultos afro-brasileiros. "Cura" da homossexualidade. políticas de diferença e Teologia inclusiva ou quuer. Religião e aids.

Início das aulas: 27 de março.

Informações sobre o curso aqui.

Publicada em: 25/02/2010

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