CLAM - Principal  

TAGs

Traduzir

EM DESTAQUE | ofertas acadêmicas
 
Brasil

Sexualidade na ANPOCS

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS) recebe resumos de trabalhos para seu 34º Encontro Anual, que acontecerá entre os dias 25 e 29 de outubro deste ano, na cidade de Caxambu, Minas Gerais.

Um dos seminários temáticos (ST) que compõem o Encontro é coordenado por Adriana Vianna (MN/UFRJ) e Sérgio Carrara (IMS/UERJ), coordenador do CLAM. O ST30, intitulado Sexualidade, gênero: ética e política, propõe uma reflexão crítica acerca da sexualidade e de práticas sexuais e eróticas, além de tratar de políticas públicas ligadas ao tema.

O envio dos resumos dos trabalhos para esse e outros seminários deve ser feito até o dia 26 de abril.

Veja abaixo o resumo do ST30:

O estatuto do erotismo e do mercado erótico, a regulação moral da sexualidade e as implicações políticas e jurídicas dos “direitos sexuais” têm sido, na última década, objeto de atenção no país. O renovado interesse pelo tema nas ciências sociais, por sua vez, tem levado ao refinamento da pesquisa e da reflexão teórica sobre a produção de corpos, sujeitos e identidades sexuais articuladas a convenções de gênero, cor/raça, idade, classe, nacionalidade. Cabe-nos agora avançar na reflexão crítica sobre a sexualidade enquanto campo de pesquisa para as ciências sociais. O foco do ST recairá sobre as implicações éticas e metodológicas dos processos de investigação e escrita, tanto em trabalhos voltados para as práticas sexuais e eróticas em diferentes contextos, quanto naqueles que envolvem de modo mais direto a formulação e avaliação de políticas públicas, o ativismo ou o judiciário.

Mais informações aqui.

Publicada em: 31/03/2010

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599