CLAM - Principal  
PUBLICAÇÕES & PESQUISAS | pesquisas
 


Construção social da pessoa: família, reprodução e ethos religioso no Brasil

Coordenação: Luiz Fernando Dias Duarte

Este projeto visa estudar e discutir a relação entre a construção social da pessoa, o entranhamento familiar e os valores e práticas que envolvem a reprodução humana na sociedade brasileira contemporânea. Um foco analítico e comparativo importante é o das diferenças de ethos religioso envolvido em cada estágio dos ciclos do desenvolvimento pessoal e doméstico. Estão aí tematizadas questões, tais como: as estratégias de formação ou manutenção das redes de aliança / filiação, o comportamento sexual e reprodutivo, o tipo e grau de adesão a determinadas opções religiosas, e – finalmente – as condições de interrelação dessas dimensões nas carreiras e trajetórias dos diferentes sujeitos sociais.

Propõe-se a conduzir a pesquisa na observação e registro antropológico de práticas e valores dos habitantes de um certo número de vizinhanças / bairros / comunidades de classe popular, visando à formalização de informação pertinente sobre a construção social da pessoa e da família tensionada entre o conjunto pessoal de disposições de gestão da sexualidade e da reprodução (escolha dos parceiros, características da vida sexual, uso de preservativos e de contraceptivos, prática de aborto etc.) e os eventuais vetores de adesão a grupos e éticas religiosas específicas. Sujeitos de outros segmentos sociais também serão estudados em contextos em que o ethos religioso possa ser relevante, de forma a garantir a essencial comparação antropológica.

Veja o livro Sexualidade, Família e Ethos Religioso

Publicada em: 04/03/2005

voltar




IMS/UERJ - R. São Francisco Xavier, 524, 6º Andar, BL. E - 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: (21) 2568-0599